Carrinho a jato
O objetivo deste trabalho é “projetar e construir um carro com propulsão a jato de ar, que permita o transporte de massa padrão de 2,0 kg, por uma pista de dimensões pré-estabelecidas e em linha reta” , utilizando o princípio da terceira lei de Newton.
I - Características do Projeto
O protótipo do carro a ser construído, deverá obedecer as normas de construção abaixo descritas:
Chassi (material de livre escolha);
Mínimo de 3 rodas;
1 válvula de controle do fluxo de ar de saída;
1 ou mais reservatórios de ar comprimido (exemplo: garrafa PET);
1 coletor de ar comprimido, que receberá o fluxo de ar de todos os reservatórios e centralizará em um único jato propulsor;
Para alimentação dos reservatórios de ar, será necessário utilizar uma válvula de bloqueio com engate rápido (pneumático) de 6 mm.
Suporte para acomodar uma carga de 2 kg (consultar dimensões da carga com os técnicos dos laboratórios de Física);
Conexões pneumáticas industriais para realizar a distribuição do ar comprimido obrigatoriamente pelas tampas dos reservatórios;
Qualquer comunicação entre os vasos de pressão (reservatórios) utilizar obrigatoriamente mangueiras apropriadas para ar comprimido.
Dimensões Máximas permitidas:
a) Comprimento: 900 mm
b) Largura: 700 mm
c) Altura: 600 mm
d) Pressão máxima total admitida: 4 bar
II – Referencia teórico
Princípio da ação e reação ou terceira lei de Newton
A terceira lei de Newton demonstra que uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias.
Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida pelo principio da ação e reação, proposto por Newton.
Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb, sendo que as forças possuem as características abaixo:
•