carreira
O processo de planeamento
Actualmente, o mercado de trabalho é muito incerto e imprevisível, sendo que a relação entre a formação, a profissão e o emprego acompanha essa incerteza e precariedade.
Os indivíduos, cada vez mais, são confrontados com o problema de ingressar no mercado de trabalho, por isso, com esse aumento, aumenta também a necessidade de existir uma orientação a nível escolar e profissional para ajudar a construir o projecto de vida de cada um, dando a oportunidade de, em qualquer altura, alterarem o seu trajecto.
Assim sendo, nesta perspectiva, a passagem para a vida activa já não é um acontecimento ocasional, mas sim um processo que se desenrola ao longo do ciclo de vida de cada um.
Planeamento da carreira A partir da uma combinação entre as capacidades, os interesses, as competências e o meio, formula-se as hipóteses do caminho para os projectos de vida. Planear a carreira ou planear a vida significa preparar o caminho que pretendemos seguir, embora, no seu percurso, seja normal aparecerem imprevistos.
Escolher o futuro Na sociedade onde nos inserimos é-nos dado a liberdade para escolher o que queremos seguir, quer seja na política, na vida social, no ensino superior ou nos meios profissionais, dependentemente dos estilos, ritmos de vida e das crenças em geral. Esta liberdade que nos é dada permite-nos procurar o que é mais adequado, mas, de certa forma, poderão surgir dúvidas, receios ou ansiedades.
ESCOLHER DECIDIR ASSUMIR
É nestas palavras que o nosso projecto de vida tem que assentar!
Saber ser nas organizações A forte concorrência e a permanente competição, a pressão para obter bons resultados e as competências individuais, são características que têm vindo a aumentar a desorganização no mundo ativo, ganhando peso na nossa sociedade. Isto acontece porque cada indivíduo não consegue confiar no futuro e refletir sobre si próprio. O