carne caprina escrito
GRAZIELE OLIVEIRA S.LIMA
JEAN CARLOS DA SILVA
NATÁLIA NUNES DOS ANJOS
THAÍS CERQUEIRA COSTA
CARNE CAPRINA
FEIRA DE SANTANA
ABRIL/2015
ANDREI OLIVEIRA DANTAS
GRAZIELE OLIVEIRA S.LIMA
JEAN CARLOS DA SILVA
NATÁLIA NUNES DOS ANJOS
THAÍS CERQUEIRA COSTA
CARNE CAPRINA
Trabalho apresentado à Faculdade Anísio Teixeira no curso de NUTRIÇÃO, 4º SEMESTRE apresentado à disciplina, Técnica e Dietética I solicitado pela docente Morgana Evair Lopes.
FEIRA DE SANTANA
ABRIL/2015
INTRODUÇÃO
A caprinocultura e a ovinocultura têm se destacado no agronegócio brasileiro. A criação de caprinos, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído em 436 mil estabelecimentos agropecuários, colocou o Brasil em 18º lugar do ranking mundial de exportações.
Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste, com ênfase para Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. Carne, pele e lã estão entre os principais produtos derivados. A produção de leite de cabra é de cerca de 21 milhões de litros e envolve, em grande parte, empresas de pequeno porte.
A carne de caprinos é umas das mais consumidas no mundo, e figura entre os pratos mais cobiçados da culinária. O aumento no consumo da carne caprina esta relacionado principalmente em função de suas propriedades dietéticas, uma vez que, apresenta baixos teores de colesterol, gorduras saturadas e calorias, quando comparada com as demais carnes vermelhas, o que a torna uma fonte protéica de alto valor biológico conhecida cientificamente.
CARNE CAPRINA
A carne caprina geralmente é a carne de cabrito, animal de três a seis meses de idade. Essa carne deve ser bem lavada para retirar a mucosidade que a envolve, devendo-se extrair as glândulas, manchas e coágulos. A cabra e o bode são, respectivamente, a fêmea e o macho adulto.
A carne caprina tem sabor suave, textura macia, e é muito saborosa e tenra. Ela permite grande variedade de preparos e se adéqua tanto ao preparo de pratos