joão
1. Leia duas vezes o texto. A primeira para ter noção do assunto, a segunda para prestar atenção às partes.
Lembre-se de que cada parágrafo desenvolve uma ideia. 2. Leia duas vezes cada alternativa para eliminar o que é absurdo. Geralmente um terço das afirmativas o são.
3. Sublinhe as palavras-chave do enunciado, para evitar de se entender justamente o contrário do que está escrito. Leia duas vezes o comando da questão, para saber realmente o que se pede. Tome cuidado com algumas palavras, como: pode, deve, não, sempre, é necessário, correta, incorreta, exceto, erro etc.
4.Se o comando pede a ideia principal ou tema, normalmente deve situar-se no primeiro ou no último parágrafo - introdução e conclusão.
5.Durante a leitura, pode-se sublinhar o que for mais significativo e/ou fazer observações à margem do texto. 6.Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse; escreveu.
7.Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.
PARALELISMOS
A função do paralelismo é veicular informações novas através de determinada estrutura sintática que se repete, fazendo o texto progredir de forma precisa.
Tomemos a seguinte frase:
Falava-se da chamada dos conservadores ao poder e da dissolução da Câmara.
O conector E soma duas informações vinculadas ao verbo falar (falava-se de)
Observe o exemplo:
“Ele cometeu dois erros: o primeiro foi não cumprir o acordo estabelecido; o segundo foi a desvalorização dos procedimentos sugeridos. (faltou paralelismo)
Melhor dizer:
Ele cometeu dois erros: o primeiro foi não cumprir o acordo estabelecido; o segundo, desvalorizar os procedimentos sugeridos. OU
Ele cometeu dois erros: o primeiro foi o nãocumprimento do acordo estabelecido; o segundo, a desvalorização dos procedimentos sugeridos.
As questões de