Carl rogers
ALDJANE SOBRAL BIZARRIA DOS ANGELOS
PSICOLOGIA EDUCACIONAL – CARL ROGERS
CANHOTINHO
ABRIL/2013
ALDJANE SOBRAL BIZARRIA DOS ANGELOS
PSICOLOGIA EDUCACIONAL – CARL ROGERS
Resenha como parte da disciplina de Psicologia I do curso de Teologia com Pedagogia, do IDERC, ministrada pela professora Ana Paula Florenço.
CANHOTINHO
ABRIL/2013
INTRODUÇÃO
Carl Rogers mostra de forma clara e objetiva como deve ser a educação nas escolas, abordando termos da psicologia educacional objetivando facilitar e efetivar a aprendizagem.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL – CARL ROGERS
A psicologia educacional desenvolve o trabalho do educador em conjunto com os alunos de forma a tornar o processo de aprendizagem mais significativo, principalmente no que diz respeito à motivação às dificuldades de aprendizagem. Segundo Carl Rogers o professor necessita de uma visão ampla de observação, pois cada aluno tem uma dificuldade diferente aprendizagem, assim ele vai se deparar com vários problemas e precisa ter habilidade e manejo para lidar com essas diversas situações, ensinar e dialogar, aproveitando as conversas em sala, buscando informações sobre a família de forma que o aluno se sinta acolhido, seguro e amigo do educador. É necessário deixar de parecer o educador bonzinho, compreensivo, tolerante; o educador deve ser verdadeiro sem transferir suas próprias frustrações para os alunos, ser real e comum com sua própria história de vida. Atitudes assim conquistam a confiança e o respeito dos estudantes. Através do estudo da teoria de Rogers percorremos um caminho de esperança, conquistas, respeito, desafios, ousadia e principalmente muito trabalho, é importante pois aponta mudança de relacionamentos entre professor e aluno, capaz de provocar transformações no comportamento de ambos. As aulas devem ser diversificadas, onde o aluno tenha liberdade de escolha, saiba respeitar os limites, trabalhe em