cargos
Vargas e Abbad(2006) afirmaram que a expressão treinamento e desenvolvimento surgiu dentro do cenário norte americano no contexto da American Society for Treining and Developement (ASTD).Segundo eles ,no final da década de 1970,a ASTD adquiriu uma nova identidade ,conseguindo transformar a visão restrita de treinamento em algo de maior abrangência, dessa forma a noção de educação foi incorporada ao campo de treinamento e desenvolvimento.
Em 1990 com o surgimento das universidades coorporativas o conceito de educação fica evidente entre as organizações.
O processo de aprendizagem humana ocorre de várias formas e nem todas são ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação. Vargas e abbad(2006) definem cinco conceitos que envolvem ações de indicação da aprendizagem que são: informação, instrução, treinamento, desenvolvimento e educação.
Vargas e Abbad(2006) sintetizam o conceito de treinamento como eventos educacionais de curta e média duração compostos por subsistemas de avaliação que visam a melhoria do desempenho funcional, por meio da criação de situações que facilitem a aquisição, a retenção e a transferência da aprendizagem para o trabalho.
Educação refere- se a todos os processos pelo quais as pessoas adquirem compreensão do mundo, bem como a capacidade para lidar com o seus problemas.
Vargas e Abbad(2006) consideram que dentro da abrangência dos conceitos de treinamentos ,desenvolvimento e educação, sob a ótica da complexidade das estruturas de conhecimento envolvida ,a educação tem um nível de complexidade maior.
Sistemas de TD&E
O elemento levantamento de necessidades do sistema TD&E organizacional tem por objetivo identificar e prescrever sobre o alinhamento entre ações TD&E e objetivos organizacionais que competências devem ser treinadas e quais são as pessoas que devem ser capacitadas. (Pilati 2006).
DE acordo com Abbad e Pilati(2006) é possível identificar três tipos de situações que geram