Cargos e salários - Trabalho RH
A remuneração por cargo ainda é a forma mais utilizada pelas empresas para remunerar seus empregados, ou seja, o sistema de remuneração tradicional é baseado em cargos e funções.
A remuneração variável é a parcela da remuneração que é creditada periodicamente a favor do funcionário. Forma inovadora de avaliar o conhecimento e agregar valor ao trabalho e às atividades da organização. Sistema pouco praticado no mercado por estar fortemente atrelado a um programa de T&D, fundamental para a prática desse tipo de remuneração, que exige investimentos consideráveis por parte da organização.
A remuneração por competência propícia para empresas onde o tipo de trabalho de profissionais e executivos é caracterizado pela variedade, abstração, incerteza e criatividade. A remuneração por competência objetiva reduzir a distância entre lideres e liderados, através de uma mudança organizacional caracterizada pela descentralização das decisões, autonomia operacional e medição dos resultados pela agilidade, flexibilidade, eficácia e eficiência.
Competências potenciais: são aquelas que o indivíduo possui, mas por falta de suporte, necessidade ou oportunidade, não coloca em prática no trabalho. Competências efetivas são aquelas possuídas pelo indivíduo e aproveitadas no dia-a-dia organizacional, agregando valor ao trabalho. Nesse tipo de remuneração, os salários são diretamente vinculados a um processo de certificação, na qual o colaborador precisa demonstrar competência.
Remuneração estratégica é um conjunto de diferentes materiais para remunerar os funcionários,