Cargos e Salarios
Para definir cargo, deve-se entender que entre este termo e “função” existe uma diferença, por exemplo, cargo é nome atribuído à posição que uma determinada pessoa ocupa em uma instituição, e função é um conjunto de tarefas atribuídas a esse cargo.
No cargo podem-se realizar atividades de natureza técnica, planejar, coordenar, supervisar, executar, etc. Se se faz uma análise global unindo todas as atividades que são responsabilidades de uma só pessoa dentro de uma empresa ou instituição, chegamos à definição de cargo.
Este conceito é utilizado para definir tanto um emprego, um trabalho ou até mesmo uma responsabilidade e pode-se usar como exemplo o desempenho de funções de um diretor geral de uma instituição, etc.
O fundamento do conceito do termo cargo baseia-se nas noções de tarefas, das atribuições de uma pessoa e as funções que desempenha:
Quando as tarefas desempenhadas num cargo: É um tipo de atividade desempenhada por quem ocupa um cargo. De modo geral são atividades a serem desenvolvidas a um cargo dentro da rotina de uma instituição ou empresa.
Quanto às atribuições de um cargo: Tipo de atividade também desempenhada pelo ocupante do cargo e se diferem das tarefas por serem mais precisas, que exigem mais o uso do intelecto e menos mão de obra.
Quanto à função de um cargo: Neste aspecto do conceito de cargo procura-se abranger tanto tarefas quanto atribuições de quem ocupa um cargo e a função são executadas de maneira em que um sistema de formas é usado para tal fim.
O conceito de cargo é importante para entender as formas como se desenvolve a estrutura de um cargo numa instituição, como por exemplo, o que é o cargo, como se desenvolve, quando se desenvolve e o motivo pelo qual se desenvolve. São questões plantadas que permitem definir melhor o termo; limite das obrigações de um cargo, todas as tarefas e todas as atribuições; elementos presentes no trabalho que deve desenvolver um cargo.
Torna-se evidente que o conceito de