cargos e salarios
Disciplina: Gestão de Pessoas I
Cargos e Salários
Recife, 24 de Outubro de 2013
Pode-se definir uma organização como um sistema em que cada indivíduo desempenha um papel e um determinado comportamento. Apenas com esta harmonia de papeis é possível o funcionamento de uma organização. Para tal, é necessário seletar pessoal que cumpram tal tarefa com máxima eficácia. É necessária a avaliação do cumprimento destes papéis uma vez que haja inconciabilidade dos mesmos é preciso adotar um programa de treinamento. Assim como produtos escassos são considerados mais preciosos, o mesmo acontece quanto às pessoas demasiadamente qualificadas e raras, nas quais são oferecidos maiores salários e outros benefícios com intuito de mantê-la. Por isto, é preciso definir com clareza os papeis de cada um, visto que as organizações preferem utilizar o conceito de cargo a papeis, por ser mais operacional, logo, podemos definir cargo como: conjunto de funções definidas em determinada estrutura organizacional.
Com a evolução do conceito de desenho de cargos, surge o Modelo Clássico da Administração Científica de Taylor, que enfatizava a eficiência do trabalhador, consequentemente, é eficaz à medida que emprega pessoas com baixo nível de qualificação (por isso, baixos salários), redução de custos em treinamento e aplicação da linha de montagem. Devido ao trabalho repetitivo, os funcionários indicavam sinais de monotonia, provocando fadiga, desmotivação e apatia.
Com o passar dos anos foram surgindo novos modelos de administração como o Modelo das Relações Humanas onde enfatizava mais o contexto organizacional e social. Este modelo humanista declara que deve-se levar em consideração as necessidades psicológicas do ocupante, diferentemente do modelo clássico, que ja o diferencia de uma máquina , ressaltando o destaque do diálogo entre os indivíduos e considerando o desenvolvimento dos mesmos. Mesmo com diferentes conceitos e devida