Cargos Publicos
Centro Socioeconômico - CSE
Administração de Materiais
Questões de Licitação
1. Sobre a Lei de Licitações, destaque: o número da lei e o ano em que foi instituída.
A Lei de Licitações é a nº 8.666 e foi instituída em 21 de junho de 1993. 2. Discorra sobre as relações entre o interesse das organizações particulares e das organizações públicas no processo de licitação.
Nas organizações particulares os recursos também são particulares, então as decisões quanto a fornecedores são tomadas pelo dono destes recursos, que pode usar o critério que achar mais relevante em suas escolhas. Visa a obtenção de lucro e se responsabiliza pelo rumo que deu ao seu dinheiro.
Diferente das organizações públicas, que lidam com o dinheiro das pessoas, dinheiro público e portanto busca sempre a proposta mais vantajosa, regido pela Lei da Licitação.
3. Qual a função da fase interna do processo licitatório?
A função da fase interna é que o objeto seja especificado pelo órgão ou setor técnico, que a comissão de licitação realize as atividades, que a área jurídica verifique sua legalidade e a partir disto seja elaborado o Edital de Licitação.
4. Cite as modalidades de licitação mencionadas pelo autor.
Ele menciona as seguintes modalidades: concurso, concorrência, tomada de preço, leilão e convite. Além disso, cita também recém criada modalidade de Pregão.
5. Diferencie a carta convite, a tomada de preço e a concorrência em relação aos limites de gastos.
Carta convite: até 150 mil reais com obras e até 80 mil reais com serviços;
Tomada de preço: até 1 milhão e 500 mil reais em obras e 650 mil reais em serviços.
Concorrência: somente para obras acima de 1 milhão e meio, e para serviços acima de 650 mil reais.
6. Quais os dois atributos principais que são levados em consideração no sentido de definir o vencedor do processo licitatório.
Menor preço e melhor técnica.
7. Quais os dois casos em que a licitação não