cargo e salarios
Centro de Educação a Distância – Polo Padrão
CST em Gestão de Recursos Humanos
Administração de cargos, Salários e Benefícios
Adriana de Lima Ramos RA: 330382
Adriele Meigue da Silva Rodrigues RA: 34372
Douglas Silva Monteiro RA: 343722
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Prof.ª. Mª Rosimeire Lopes da Silva Farias
Campo Grande – MS Novembro de 2012
Salário motiva?
De modo geral motivo e tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento especifico. E uma das questões mais polemica referente ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários.
O ciclo motivacional, verificamos que toda pessoa tem um equilíbrio interno que de acordo com o estimulo ou incentivo faz surgir uma necessidade. Toda vez que surge uma necessidade esta rompe o estado de equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão e um comportamento ou ação. O salario é algo concreto, permite ao funcionário fazer planejamento, pagar contas, suprir necessidades e realizar desejos. No entanto, dentre os administradores das empresas, o salario não é o item mais importante para a medição do nível de satisfação dos colaboradores.
Em teoria, sabemos que o salario é um elemento de sobrevivência e não de motivação. Inicialmente, ele pode ajudar a aumentara satisfação dos colaboradores, mas não se perpetua no médio prazo. Com o passar dos meses vai perder sua essência.
As pessoas desejam dinheiro porque este lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também da plena condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto realização. Desde que as pessoas creiam haver ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador.
Teorias motivacionais Abraham Maslow – As