carga psiquica no trabalho
A carga do trabalho separa-se em dois setores: a carga física e a carga mental. Esta segunda, porém a mais pesada, pois quando se encerra o experiente de trabalho, nos despedimos dos colegas, fechamos as portas, fisicamente vamos embora, mas continuamos trabalhando, ainda que sem remuneração. Levamos todo o trabalho realizado, o que ainda resta a se fazer, e em casa ficamos pensando, “às vezes inconscientemente”, sonhando, falamos para outras pessoas sobre nosso trabalho. As variáveis de comportamento, sentimentos, satisfação, motivação irá depender (ou poderá ser influencia) pela carga mental que enfrentamos no trabalho.
Esta historinha, explica, a importância do gerenciamento de tensão e da descarga mental que devemos ter.
Gerenciamento de tensão
Um conferencista falava sobre gerenciamento de tensão.
Levantou um copo com água e perguntou à plateia:
- Quanto vocês acham que pesa este copo d'água?
As respostas variaram entre 20g e 500g.
O conferencista, então, comentou:
- Não importa o peso absoluto. Depende de quanto tempo vou segurá-lo. Se o seguro por um minuto, tudo bem. Se o seguro durante um hora, terei dor no braço. Se o seguro durante um dia inteiro, você terá que chamar uma ambulância para mim. O peso é exatamente o mesmo, mas quanto mais tempo passo segurando-o, mais pesado vai ficando.
- Se carregamos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada.
É preciso largar o copo e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente. Temos que deixar a carga de lado, periodicamente. Isto alivia e nos torna capazes de continuar.
Portanto, antes de você voltar para casa, deixe o peso do trabalho num canto. Não o carregue para casa. Você poderá recolhê-lo amanhã.
As tensões são como contra-gotas, vai pingando um pouquinho de cada vez e quando menos se imagina o copo já esta transbordando. Para