Cardiopatia
INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO (IAM)
O infarto do miocárdio refere-se ao processo em que o tecido miocárdio é destruído em áreas cardíacas que foram privadas do suprimento sanguíneo adequado.
Oclusão coronária, ataque cardíaco e infarto do miocárdio são expressões usadas como sinônimos, porém, o termo infarto do miocárdio é utilizado com maior freqüência.
As manifestações típicas começam por dor súbita, geralmente na parte inferior da região esternal e no abdome superior. É uma dor constante, podendo aumentar sua intensidade até tornar-se insuportável. Essa dor intensa pode irradiar-se para os ombros e braços, geralmente para o lado esquerdo. Ela começa espontaneamente, persiste por horas ou dias e não é aliviada pelo repouso nem pelo uso de nitroglicerina. A pulsação pode tornar-se muito rápida, irregular e fraca.
O indivíduo com oclusão grave pode apresentar sinais de choque, a pele adquire uma coloração acinzentada, com uma sudorese intensa e viscosa, ocorre uma hipotensão em níveis muito baixos e a temperatura corporal eleva-se em poucas horas. São freqüentes ainda sintomas como ansiedade, inquietação, dispnéia, fraqueza, náuseas e vômitos.
TRATAMENTO
As primeiras 48horas após o infarto são as mais críticas e requerem vigilância constante, pois a zona do infarto pode aumentar progressivamente e o risco de choque cardiogênico e fibrilação ventricular é elevado.
O tratamento objetiva detectar e tratar as arritmias, aliviar o choque e a dor, proporcionar repouso ao miocárdio, evitar possíveis complicações e interromper a evolução da arteriosclerose, que é basicamente responsável pela IMA- angioplastia.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Cuidados imediatos: * Proporcionar ambiente calmo e repousante; * Verificar os sinais vitais de 30 em 30 minutos; * Fazer punção venosa em vaso calibroso; * Fazer oxigenação e massagem cardíaca; * Anotar a diurese de hora em hora * Prestar cuidados higiênicos ao paciente no leito; * Estimular