cardio
18) FARMACOS UTILIZADOS NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA agentes simpaticomiméticos (agonistas beta-adrenérgicos) provocam aumento do influxo de cálcio através de sua ação sobre esses canais. Por outro lado, os bloqueadores do canal de cálcio reduzem esse influxo e diminuem a contratilidade.
A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração de manter fluxo sanguíneo suficiente para atender às demandas metabólicas sem aumento anormal de pressões de enchimento ventricular. A insuficiência cardíaca pode decorrer de anormalidades de esvaziamento ou de enchimento ventricular (sístole ou diástole). Trata-se de uma condição altamente letal, cuja taxa de mortalidade de 5 anos é estimada, convencionalmente, em cerca de 50%.
O ciclo do cálcio e a contratilidade do miocárdio nos miócitos cardíacos são regulados por três mecanismos principais de controle:
- no sarcolema, o fluxo de cálcio é mediado por interações entre a bomba de sódio e o trocador de sódiocálcio
A insuficiência cardíaca pode ser causada por diversas condições subjacentes, tais como a coronariopatia que resulta em infarto agudo do miocárdio; hipertensão; cardiopatia valvar; condições degenerativas do músculo cardíaco; e excessiva necessidade de trabalho do coração decorrente de insuficiência renal ou em estados hipermetabólicos. Esses processos mórbidos podem levar à disfunção ou morte dos miócitos, com conseqüente substituição do miocárdio por tecido fibroso e comprometimento da contratilidade.
- no retículo sarcoplasmático, os canais e as bombas de cálcio regulam a extensão da liberação e recaptação de cálcio. - as influências neuro-humorais, particularmente a via de sinalização beta-adrenérgica, também rmodulam o ciclo do cálcio através desses canais e transportadores.
Tratamento farmacológico da IC
A fisiologia da insuficiência cardíaca envolve interação entre dois fatores:
O tratamento da insuficiência cardíaca