Carboxi
Manaus
2012
Aluna:
Geovândrea Roberta Portela
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial do Modulo de Noções de Pré e Pós operatório, do curso de Estética do CEL – Educação Profissional.
Manaus
2012
RESUMO A carboxiterapia é uma técnica recente introduzida na área da estética, mas a história do uso terapêutico do gás carbônico ou CO2 teve início na década de 30, na França. Caracteriza-se num método de fácil execução e consiste na administração do CO2 pela via subcutânea diretamente nas áreas afetadas. É um gás atóxico, não embólico e comercializado como sendo um gás medicinal de altíssima pureza, e é o mais utilizado em Medicina nas cirurgias de videolaparoscopias, histeroscopias e como contraste em arteriopatias e ventriculopatias. Possíveis efeitos colaterais limitam-se a dor durante o tratamento, sensação de crepitação no local da aplicação e pequenos hematomas decorrentes da punção.
Na área da estética se destaca no tratamento dalipodistrofia ginóide, flacidez cutânea, adiposidades localizadas, estrias, rugas, cicatrizes inestéticas, além de ser um tratamento complementar à lipoaspiração. Concluímos que é um método seguro que exige equipamento especializado, e que vem mostrando resultados significativos. Segundo alguns autores a Carboxiterapia constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal (Dióxido de Carbono ou CO2) injetado no tecido subcutâneo, estimulando assim efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual. O CO2 é um gás inodoro, incolor, e atóxico. O gás carbônico é o gás mais utilizado nas cirurgias de videolaparoscopia, para a insuflação da cavidade abdominal (pneumoperitôneo), histeroscopias e como contraste em arteriografias e ventriculopatias. Devido ao seu alto poder de difusão, este gás é rapidamente absorvido e eliminado ficando apenas o efeito vasodilatador, o que reduz o risco de