Atividade 01
As peptidases constituem uma grande família, dividida em endopeptidases ou proteínases e exopetidases, de acordo com a posição da ligação peptídica a ser clivada na cadeia peptídica. Endopeptidases atuam preferencialmente nas regiões internas da cadeia polipeptídica, entre as regiões N- e C-terminal. A presença de grupos α-amino ou α-carboxila tem um efeito negativo na atividade da enzima.
As exopeptidases atuam somente nos finais das cadeias polipeptídicas na região N ou C terminal. Aquelas que atuam na região amino terminal livre liberam um único resíduo de aminoácido (aminopeptidases), um dipeptídeo (dipeptidil-peptidases) ou um tripeptídeo (tripeptidil-peptidases). As exopeptidases que atuam na região carboxi terminal livre liberam um único aminoácido (carboxipeptidases) ou um dipeptídeo (peptidil-dipeptidases).
A endopeptidase neutra é uma enzima componente do sistema renina angiotensina aldosterona.
Acantócitos: hemacias, que apresentam na forma espiculadas.
Arreflexia: ausência de reflexos
Distonia: movimentos e contrações involuntárias
Sistema nervoso entérico: faz parte do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso entérico é uma rede de neurónios que integram o. É formado principalmente pelos plexos mioentérico e submucoso. Pode funcionar de modo independente, mas o sistema nervoso simpático e o parassimpático são capazes de ativar ou inibir as suas funções.
Proteases (proteínases, peptidases ou enzimas proteolíticas: são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. O processo é chamado de clivagem proteolítica,