Pop- gama gt.
Sistema para determinação quantitativa da atividade da ץ-glutamil transferase (GAMA GT) no soro ou plasma (EDTA) por fotometria em modo cinético. Somente para uso diagnóstico in vitro.
Princípio:
A Gama GT catalisa a transferência do grupamento glutamil da L-ץ-glutamil-3-carboxi-4-nitroanilida para a glicilglicina, formando L-ץ-glutamilglicilglicina e p-nitroanilina, de acordo com a seguinte reação:
L-ץ-glutamil-3-carboxi-4-nitroanilida + Glicilglicina □(→┴(Gama Gt) ) L-ץ-glutamilglicilglicina + p-nitroanilina.
A quantidade de p-nitroanilina, que apresenta elevada absorbância em 405 nm, é diretamente proporcional á atividade de Gama GT na amostra.
Significado Clínico / Aplicação Clínica:
A Gama GT é um marcador sensível de doença inflamatória ou lesão hepática e está significativamente elevada nas doenças obstrutivas da via biliar.
A Gama GT é útil na diferenciação das colestases mecânica e viral daquela induzida por drogas. Pacientes que fazem uso prolongado de drogas que induzem o sistema microssomal hepático.
Influências Pré-Analíticas:
A atividade enzimática encontra-se elevada em indivíduos obesos e em fumantes. Por outro lado, a realização de exercícios físicos regulares leva a diminuição da atividade enzimática.
A ingestão de bebidas alcoólicas pode elevar a atividade da Gama GT no soro por 24 a 48 horas dependendo do consumo.
Por razão ainda não esclarecida, pacientes diabéticos apresentam
Atividade da Gama GT elevada.
Amostras:
Preparo do Paciente: Não Aplicável.
Amostras Utilizadas: Soro ou Plasma (EDTA).
Anticoagulantes contendo citrato, fluoreto ou oxalato inibem a atividade da Gama GT. Heparina como anticoagulante não interfere na atividade da enzima, entretanto, amostras de paciente em tratamento com heparina podem apresentar aumento da atividade da Gama GT. Estabilidade e armazenamento da amostra: A atividade enzimática é estável