Carboidratos
Formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio; podendo apresentar enxofre, nitrogênio e fósforo. *Liberam energia durante o processo de oxidação; *Participam na formação de estruturas de células e de moléculas de ácidos nucléicos (celulose e quitina) *Todos os carboidratos são de origem vegetal (excessão do mel), como as leguminosas, frutas, cereais e raizes.
São classificados em:
1. Monossacarídeo - *São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. *São açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel e frutos doces) e a galactose (presente no leite).
Glicose: É a base para a formação da maioria dos carboidratos mais complexos.
Frutose: fornece energia para a célula. galactose: Papel energético. Os monossacarídeos são solúveis em água. Possuem como fórmula geral (CH2O)n.
Extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, hexoses e pentoses.
2. Dissacarídeo (Oligossacarídeos) -
São formados pela união de dois a 10 monossacarídeos.
São formados pela união de dois monossacarídeos (por uma ligação chamada glicosidica) , e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose. São solúveis em água. *Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose);
Sacarose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. A sacarose é o açúcar que consumimos em casa. Pode ser encontrado principalmente na cana-de-açucar e na beterraba.
Lactose: Formado por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. É o açúcar encontrado no leite, e é a principal fonte de energia para o bebê durante a amamentação.
3.Polissacarídeos -
São formados por 10 ou mais monossacarídeos. São formados pela união de