Carboidratos
Carboidratos correspondem a maior parte da ingestão calórica dos seres humanos, animais e microorganismos. Correspondem também em uma grande parcela no metabolismo de plantas e organismos fotossintetizantes que utilizam luz solar e CO2 para sintetizar carboidratos. Carboidratos estruturantes como celulose e quitina desempenham importante papel na proteção e sustentação de diversas partes de seres vivos. Outros carboidratos desempenham função lubrificante em juntas esqueléticas, provem adesão entre células dentre outras variadas funções.
Carboidratos são conhecidos como sacarídeos ou popularmente como açucares. Entretanto o termo açúcar é utilizado para designar substancias doces, o que é ausente em alguns carboidratos.
2.1 MONOSSACARÍDEOS
Os carboidratos mais simples, chamados de monossacarídeos, são aldeídos ou cetonas que contém um ou mais grupos hidroxila na molécula. Eles podem apresentar de 3 a 7 carbonos em sua estrutura, em que ocorre uma regra de proporção entre átomos de carbono e de hidrogênio, obedecendo a uma fórmula geral: Cn(H2O)n. Os monossacarídeos com seis átomos de carbonos, glicose e frutose, tem cinco grupos hidroxila. Esses grupos hidroxila ficam ligados a carbonos quirais que originam uma gama numerosa de açucares estereoisômeros. Eles apresentam também em sua estrutura formil (-COH) e carbonila(CO). A partir da presença ou não de um dessas duas ultimas estruturas, origina-se uma nova classificação de carboidratos: Aldoses e cetoses. a) Aldose:
Carboidratos que apresentam o grupo formil em sua estrutura. Como exemplo pode-se citar o D- Gliceraldeído que pode ser visto abaixo:
Figura 1: Exemplo de uma aldose: D- Gliceraldeído b) Cetose
Carboidratos que apresentam o grupo carbonila em sua estrutura. Como exemplo pode-se citar a que pode ter sua estrutura química observada abaixo:
Figura 2: Exemplo de uma Cetose: Diidroxiacetona 2.2 OS MONOSSACARÍDEOS POSSUEM CENTROS ASSIMÉTRICOS
Os