carboidratos
Faça um resumo sobre os carboidratos incluindo os seguintes itens:
Importância dos carboidratos para o organismo;
Classificação dos carboidratos simples e complexos;
Exemplos e definição dos tipos de carboidratos presentes nos alimentos: monossacarídeo, dissacarídeo, polissacarídeo e oligossacarídeo;
Digestão dos carboidratos;
Necessidade diária de carboidratos pelo organismo;
Reserva de carboidrato no organismo.
Os carboidratos representam a mais importante fonte de energia rápida proveniente da dieta. Eles fornecem combustível para o cérebro, a medula, os nervos periféricos e as células vermelhas do sangue. Eles ainda participam da estrutura dos ácidos nucléicos (RNA e DNA).
São armazenados nos músculos e no fígado e podem ser rapidamente convertidos quando o corpo precisa de energia.
Os carboidratos são classificados em:
Simples: são aqueles com estrutura química molecular de tamanho reduzido. Fazem parte deste grupo os monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), os dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e os oligossacarídeos (rafinose, estraquiose, frutooligossacarídeo). Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Exemplos de alimentos que são fontes de carboidratos simples: frutas, mel, xarope de milho, leite e derivados, açúcares e vegetais.
Complexos: correspondem àqueles com estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos (amido, celulose). Devido ao tamanho de sua molécula, são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. Exemplos de alimentos fontes de carboidratos deste grupo: arroz, pão, batata, massa e fibras.
Tipos de carboidratos presentes nos alimentos
Monossacarídeos
São açúcares simples (mono: refere-se a “um” e sacarídeos a “açúcar”). Glicose, frutose e galactose são monossacarídeos.
Glicose é o maior monossacarídeo