Carboidratos
De um modo geral, todos os alimentos são constituídos por substâncias químicas, tais como: proteínas, lipídios, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas e água. Estas substâncias químicas são chamadas de nutrientes as quais desempenham no organismo funções vitais, correspondentes as suas necessidades de crescimento, de energia, de elaboração e manutenção tecidual e de equilíbrio biológico.
Alimentos fontes: Vegetais- cereais (arroz, trigo, milho, aveia, cevada), raízes e tubérculos (batata inglesa, batatadoce, mandioca, beterraba, inhame), leguminosas (feijão), frutas, doces, etc.
Definição
São compostos orgânicos constituídos de Carbono (C), Hidrogênio (H) e Oxigênio (O) produzido na natureza pelas plantas através da fotossíntese. São o principal fornecedor de energia para o funcionamento orgânicos.
São definidos como poli-hidroxialdeídos, poli-hidroxicetonas, poli-hidroxiálcoois, polihidroxiácidos, e seus derivados simples, e polímeros desses compostos unidos por ligações hemiacetáticas.
Considerações gerais e classificação dos carboidratos
Os carboidratos representam a fonte de energia da vida. De todos os compostos existentes na terra estes são os mais amplamente distribuídos.
São também chamados de glicídios ou sacarídeos por estar no grupo das substâncias doces que conhecemos como glicose e sacarose tendo um ou vários grupos alcoólicos (OH) e um grupo aldeído (-CHO) ou cetônico (-CO-), ou seja, possuem na sua estrutura um grupo aldeído H-C =O ou cetona R- C-R.
Inicialmente os hidratos de carbono receberam esta designação por se pensar que todos tivessem como fórmula Cn(H2O)n, com o desenvolvimento dos métodos químicos verificou-se que esta generalização está incorreta.
As plantas convergem energia luminosa (solar) em energia química, com o pigmento verde contido na planta (a clorofila), ocorre a fotossíntese e a formação de glicose: 6 CO2 + 6H2O C6H12O6 + 6O2
A energia dos carboidratos é