CARBOIDRATOS
Conceituamos carboidrato como a principal fonte de energia para os seres vivos presentes em diversos tipos de alimentos, excetuando o mel, todos são de origem vegetal e também com função estrutural tanto do DNA quanto do RNA.
Analisar a relação dos carboidratos com o homem moderno é imprescindível, nesse sentido, assuntos como manter uma dieta saudável e o seu consumo diário adequado devem ser aprofundados uma vez que o velho hábito de culparmos também o tão saboroso pãozinho da padaria da esquina deve ser repensado.
A classificação dos carboidratos pode ser feita em três grupos: monossacarídeos – que são os açúcares muito simples tendo como seus principais representantes a glicose, a frutose e a galactose. dissacarídeos – (solúveis em água) que são formados pela união de dois monossacarídeos representados pela sacarose (açúcar que comemos em casa) e a lactose ( açúcar que encontramos no leite). polissacarídeos – (não solúveis em água) que são formados pela união de centenas de monossacarídeos mais conhecidos como: amido-principal fonte de energia de nossa alimentação- tais como: raízes, tubérculos e sementes. celulose-principal componente da parede celular. quitina-constitue principalmente o exoesqueleto de insetos como aracnídeos e crustáceos. Cada grama de carboidrato fornece ao corpo 4 calorias e, uma alimentação equilibrada, deve conter entre 50 e 55% de carboidratos, mesmo durante uma dieta para emagrecimento, como a fonte energética que nosso cérebro mais gosta é carboidrato, quanto “cortamos” esse nutriente da alimentação o organismo começa a gastar todos os estoques do corpo para fornecer energia ao cérebro. Com isso, o peso inicia sua queda, pois, para estocar carboidrato, também estocamos água.
Dessa forma, a ordem é o equilíbrio na alimentação, pois como os carboidratos são fonte de nutrientes energéticos e essenciais para vida, sua falta pode ocasionar desequilíbrio para desempenhar suas funções tanto laborais quanto