Carboidratos
CARBOIDRATOS.
1. Defina carboidratos. Discuta os seguintes aspectos dos monossacarídeos: tipos, quais os mais importantes biologicamente e porque, como podem ser obtidos ou formados.
2. Defina oligossacarídeos. Descreva os dissacarídeos mais importantes.
3. Defina polissacarídeos. Discuta a estrutura e o papel do amido e das fibras (solúveis e insolúveis) na alimentação humana.
4. Discuta a estrutura do glicogênio. Mostre como e quando ele será formado. Discuta as diferenças existentes entre o fígado e o músculo quanto ao tamanho do estoque e à utilização do glicogênio.
5. Discuta três papéis dos carboidratos no corpo.
6. Discuta a importância dos carboidratos e suas fontes.
7. Defina polissacarídeos. Discuta fonte e estrutura do amido, glicogênio e celulose.
Respostas:
1. Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia, Reserva de energia, Estrutural, Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas. Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose. Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, consistem numa só unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose. Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. O "n" da fórmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses,hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses