Carboidratos
CLEITON JOSÉ DE MORAES
GABRIELA THAÍS IZIDORIO DA SILVA
GUILHERME ROCHA CAMARGOS
LIBIA MENDES PISTORE
MARIA OLÍVIA TEIXEIRA GAIA
WILIANE CARVALHO CAMPOS
RELATORIO DE BIOQUÍMICA
UBERABA – MG
2013
CLEITON JOSÉ DE MORAES
GABRIELA THAÍS IZIDORIO DA SILVA
GUILHERME ROCHA CAMARGOS
LIBIA MENDES PISTORE
MARIA OLÍVIA TEIXEIRA GAIA
WILIANE CARVALHO CAMPOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: CARBOIDRATOS
Trabalho Apresentado a Universidade de Uberaba, como requisito parcial à avaliação na disciplina Bioquímica, do 5° período do curso de Engenharia Ambiental sob orientação do professor Gerando Thedei Jr.
UBERABA – MG
2013
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
Os carboidratos são a classe mais rica em biomoléculas na natureza, sua oxidação é o principal abastecimento de energia, na qual apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]. Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios, também são substâncias orgânicas chamadas de hidratos de carbono são constituídos de três elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio.
Os carboidratos são moléculas que desempenham uma série de funções, entre elas: Fonte de energia Reserva de energia, Estrutural, Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas, além de desempenhar papel protetor em alguns órgãos.
O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.
. Os carboidratos são considerados os principais substratos energéticos da célula, através da degradação da glicose podendo ser via anaeróbia e aeróbia. É conhecido como açúcar devido, a sacarose, formada por um molécula de glicose e outra de frutose com