Carboidratos, lipídios e vitaminas e proteínas
Introdução
Além de componentes fundamentais da nutrição animal e humana, indispensáveis para o fornecimento de energia, os carboidratos constituem importantes matérias-primas para a indústria têxtil, do papel e de produtos alimentícios.
Os carboidratos ou hidratos de carbono são substâncias orgânicas, de fórmula geral (CH2O)n, constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Esses dois últimos elementos, na maioria dos casos, estão presentes nos carboidratos na mesma proporção que na água, isto é, 2:1, de onde deriva o nome carboidrato ou hidrato de carbono. Devido ao sabor adocicado, são também conhecidos como açúcares ou glicídios.
Importantes componentes fisiológicos nos animais e em formas inferiores de vida, os carboidratos formam três quartas partes do peso seco do mundo vegetal. Nas plantas e nos animais servem principalmente como elementos estruturais ou como reservas alimentares. Os carboidratos vegetais, em particular, representam uma grande reserva de energia, seja como alimentos para o homem e animais, seja, depois de transformados ao longo dos períodos geológicos, como hulha e turfa.
Classificação
Os carboidratos subdividem-se em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos, ou glicídios simples, não são hidrolisáveis, isto é, não podem ser divididos em unidades menores. De acordo com o número de carbonos da molécula (3, 4, 5, 6 ou 7), denominam-se respectivamente trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses. Esses compostos comportam-se como redutores graças à presença, em sua estrutura, de um grupo aldeído (CHO) ou cetona (C=O) livres, casos em que se denominam, respectivamente, aldoses ou cetoses.
Compostos monossacarídeos de fórmula química igual podem apresentar propriedades diferentes devido ao modo como seus átomos se distribuem especialmente na molécula. Esse fenômeno é chamado estereoisomeria ou isomeria espacial.