Proteina, vitamina, carboidratos e lipidios
As Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídeos. Uma proteína é um conjunto de no mínimo 20 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. O corpo humano produz cerca de 100.000 proteínas, com cada proteína tendo algumas centenas de aminoácidos de comprimento. As vitaminas são compostos orgânicos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. Estão sempre presentes em alimentos, em caso de sua falta pode levar a doenças graves. Carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição. Lipídios é composto pelas gorduras, óleos e ceras, além do colesterol, fosfolipídios e as lipoproteínas. A principal característica dos lipídios é o seu papel fundamental como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, além disso, fornecendo energia. Os sais minerais são nutriente cuja função é estruturar os ossos do nosso corpo e regular o organismo. Dentre os principais estão: Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Iodo, Magnésio, étc.
Proteínas
As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica).
Desempenha diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático. Dependendo da capacidade metabólica, alguns seres vivos, como por exemplo, os vegetais (seres autotróficos), conseguem sintetizar todos os polipeptídeos necessários ao equilibrado funcionamento do organismo. No entanto, os animais (seres heterotróficos), requerem os nutrientes essenciais através do hábito alimentar, suprindo as restrições metabólicas.
A estrutura das proteínas A sequência dos