Ensaio de tração
Raphael Marinho Lomonaco Neto – 15883 Engenharia Mecânica
1. Introdução
Diante da necessidade do homem de buscar explicações para muitas das questões técnicas que este enfrentava ao logo do seu crescimento, foram criadas máquinas e operações de testes, dentre eles o teste de tração.
Neste relatório, serão apresentados discussões e resultados apresentados em um teste de tração realizado com objetivos acadêmicos. Juntamente da apresentação, estão afixadas imagens que visam ilustrar muitos dos comentários e resultados discutidos.
2. Objetivo
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração. Esse estudo complementa a análise exigida em grande parte das empresas metalmetalúrgicas, assim como a qualificação de um material perante a exigência de empresas e projetos.
3. Desenvolvimento Teórico
O teste de tração como ensaio mecânico, pode ser considerado como um dos melhores ensaios visando a relação custo-benefício uma vez que o seu custo efetivo, tomadas as devidas condições e exigências, pode ser muito menor que outros ensaios de mesmo cunho. Um laboratório dotado de uma máquina de ensaio de tração, pode cobrar valores muito aceitáveis frente as exigências financeiras do setor, quando o ensaio se resumir a algumas considerações essenciais, de baixa complexidade. O cliente que exigir maiores informações e, portanto, maior dedicação, deverá arcar com o ônus da sua exigência, sabendo que os dados e resultados finais ainda serão financeiramente mais atrativos que outros testes similares.
O ensaio de tração consiste basicamente em tracionar um corpo de prova denominado como CP, a uma velocidade constante, até a ruptura. Existem diversos tipos de corpos de prova utilizados na prática, porém todos atendem aos requisitos estabelecidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e as suas NB –