PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS
Os carboidratos, lipídios e proteínas são algumas das substâncias que constituem a “matéria-prima” para a construção das células. Esses nutrientes também são necessários para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do organismo pela reposição das células que morrem.
Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura dessas substâncias, e entre elas destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. O equilíbrio na ingestão de nutrientes é essencial para a manutenção da vida.
1 PROTEÍNAS:
São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva. Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um.
Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.
Uma molécula protéica contém desde algumas dezenas até mais de 1.000 aminoácidos.
Classificação: pode-se classificar as proteínas em três grupos:.
Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Pode-se mencionar como exemplo:
Albuminas - São as de menor peso molecular, encontradas nos animais e vegetais e são solúveis na água.
.
Globulinas - Possuem um peso molecular um pouco mais elevado, são encontradas nos animais e vegetais e são solúveis em água salgada.
.
Escleroproteínas ou proteínas fibrosas - Possuem peso molecular muito