Proteínas, lipidios e carboidratos
Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Observações:
- Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos, e que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual ao número de aminoácidos presentes menos um.
- Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.
- Polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores denominadas monômeros. Classificação: pode-se classificar as proteínas em três grupos:
- Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Exemplos: Albuminas, Globulinas, Escleroproteinas.
-Proteínas Conjugadas - São também denominadas heteroproteínas. As proteínas conjugadas são constituídas por aminoácidos mais outro componente não-protéico, chamado grupo prostético.
-Proteínas Derivadas - As proteínas derivadas formam-se a partir de outras por desnaturação ou hidrólise. Pode-se citar como exemplos desse tipo de proteínas as proteoses e as peptonas, formadas durante a digestão.
Características:
Natureza macromolecular - Possuem um tamanho compreendido entre 0,001 a 0,2 mm (mm = micrômetro) de diâmetro formando, na água, uma solução coloidal.
Natureza anfótera - Constituem, pois, o melhor Sistema Tampão do organismo.
Estrutura: Os níveis de organização Molecular de uma proteína são:
Primário - representado peIa seqüência de aminoácidos unidos através das ligações peptídicas.
Secundário - representado por dobras na cadeia (a - hélice), que são estabilizadas por pontes de hidrogênio.
Terciário - ocorre quando a proteína sofre um maior grau de enrolamento e surgem, então, as pontes