Carboidrato
1
CARBOIDRATOS
GLICÓLISE
Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Em grande maioria podem ser representados da seguinte forma:
Cn (H2 O)n
Variam de açúcares simples contendo de 3 a 7 carbonos até polímeros muito complexos. Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos.
São os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia como trabalhar, dirigir, conversar, etc, vem dos carboidratos, porém num exercício físico de longa duração, o nutriente mais utilizado passa a ser a gordura.
Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do homem. Em circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro.
Fornecem energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue, batimento do coração, etc), externo (andar, trabalhar, fazer esforço, etc) e calor para manter a temperatura do corpo.
BIOQUÍMICA BÁSICA
2
CARBOIDRATOS
GLICÓLISE
Eles fornecem 4 calorias para o organismo por grama consumida de carboidratos. As fontes na alimentação são: macarrão, arroz, batata, pães, biscoitos, etc.
Devem compor até 60% do total diário de calorias consumidos na alimentação. Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou
"hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva de energia;
- Estrutural;
- Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Os Carboidratos são classificados em:
Monossacarídeos
Dissacarídeos (oligossacarídeos)
Polissacarídeos
MONOSSACARÍDEOS
Os monossacarídeos geralmente têm sabor