Carateristicas do Romantismo
As características do romantismo estão divididas em duas partes: as estético-literárias e as formais.
As características estético-literárias são:
O culto da Natureza – houve a criação de novos modelos de natureza, onde eram caraterizadas naturezas de uma forma revolucionária, com imagens tenebrosas, nebulosas e noturnas.
Subjetividade - o escritor romântico, quer da prosa quer da poesia, tem um compromisso com o “Eu”. O espaço central da obra é definido pelas emoções, pelos sentimentos e pelo mundo pessoal do “Eu”.
Sentimentalismo – existe uma superioridade relativamente ao “Eu”. O Romantismo tem como temas principais o amor e a paixão. O amor é um dos valores máximos.
Ânsia de Liberdade – existe, nas obras românticas, o desejo e necessidade de quebrar tudo o que interfere com a liberdade do “Eu”. A liberdade é um dos valores máximos.
O mal du siècle - são manifestações de fraqueza e de tristeza resultantes, muitas vezes, das paixões consumidas por um coração solitário. Trata-se, então, de um desespero pela angústia vivida.
Evasão - o romântico recorre ao imaginário (sonho e fantasia) para fugir do descontentamento que sente face ao mundo e à sociedade em que se encontra.
Valorização do exótico – o exótico é visto como o “distante no tempo”. Existe uma grande procura de lugares exóticos pois são onde se desenrolam as fantasias, é onde têm origem as lendas, as canções, feitiçarias, etc.
Interesse pela Idade Média e suas tradições – tem como tópico principal a idade média, que é vista como “o distante no tempo” - interesse pelas tradições, lendas, canções e cultura folclórica que foram “apagadas” pelo iluminismo.
Nacionalismo – nas obras românticas, é utilizado tudo quanto é nacional e popular. Instruída, desta forma, uma ideologia patriótica.
Idealização da mulher – a figura da mulher está sempre presente nas obras, tanto sendo uma figura agradável ou desagradável. Existe, assim, a necessidade de