Romantismo no brasil
Contexto Histórico no Brasil
1.Introdução
O Romantismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no fim do século XVIII e se espalhou pelo mundo ate o final do século XIX.
As principais características deste movimento são o sentimentalismo e nacionalismo. Com grande influencia por parte do Iluminismo e pela liberdade conseguida após a Revolução Francesa.
Nesta pesquisa o objetivo será mostrar ao leitor sobre o Romantismo no Brasil,seu contexto histórico e suas gerações.
2.Contexto histórico do Romantismo no Brasil
Em 1822 o Romantismo foi influenciado pela Indepêndecia do Brasil que desperta no país a necessidade de mostrar ao mundo o que o brasil oferece de melhor atraves do nacionalismo. Valorizando a natureza e seus elementos.
O romantismo no Brasil teve seu inicio em 1836, com a publicação do livro poético "Suspiros poéticos e saudades" do autor de Gonçalves de Magalhães e a revista Niteroi - Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, publicada por intelectuais, em Paris. Na primeira edição da revista foi onde Gonçalves de Magalhães publicou seus primeiros trabalhos. Enquanto Gonçalves de Magalhães é considerado o introdutor do Romantismo brasileiro, a Gonçalves Dias atribui-se a sua consolidação.
No Brasil os temas românticos eram caracterizados em indianista, urbano e regionalista.
No romance indianista, temos a visão do índio como símbolo nacional de pureza e coragem. Representa o homem puro não capitalista.
No romance urbano, retratam a vida na capital e o cotidiano da burguesia.
Por ultimo, o romance regionalista, retrata a valorização da cultura nacional e retrata o cotidiano de certas regiões do Brasil.
O Romantismo perdura ate 1880, em 1881 ocorre a passagem para o realismo.
3.Gerações do Romantismo no Brasil
3.1 Primeira geração (nacionalista–indianista) Geração em que temos como características a religiosidade e o sentimentalismo. Visão do índio como um herói nacional
Características: * Nacionalismo