Romantismo no brasil
O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico que teve inicio no final do século XVIII na Europa, sua característica principal é sua visão de mundo diferente do racionalismo. Coisas como nacionalismo, subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo são características do romantismo, que marcou o período neoclássico.
O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil inicia-se com a publicação do livro "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou cerca de 45 anos terminando na década de 1880 com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", por Machado de Assis. Foi sucessido pelo Realismo.
1° Geração do Romantismo no Brasil
A primeira geração do romantismo no Brasil sofreu influência da independência brasileira, que ocorreu em 1825, nessa geração literária, a natureza e a pátria eram muito valorizadas, sem falar dos índios, que eram como heróis. Pode-se dar um destaque ao sentimentalismo, que foi muito utilizado.
Como citado anteriormente, Gonçalves de Magalhães (ou Domingos José Gonçalves de Magalhães) foi de crucial importância para todo o romantismo brasileiro, com sua obra “Suspiros poéticos e saudades” obra voltada para a poesia religiosa e indianista.
Além de Gonçalves de Magalhães, outro nome pode ser lembrado, Manuel de Araújo Porto Alegre, que foi o primeiro artista a criar uma caricatura no Brasil, além de fazer parte na criação da revista Guanabara com o próprio Gonçalves de Magalhães e Joaquim Manuel de Macedo.
2° Geração do Romantismo no Brasil
A segunda geração do romantismo no Brasil passou por algo chamado de Ultrarromantismo, onde o sentimentalismo é ainda mais exagerado e os traços românticos recebem uma ênfase, e o Byronismo, relacionado ao poeta inglês Lord Byron, que demonstrava aspectos da vida “adulta”, sendo algo pessimista e angustiada.