Administração
Introdução
Mudança, sempre é difícil para todos nós, na verdade a vida é uma mudança constante, e este trabalho ministrado pelo professor Dr. Antonio, nos deu uma visão mais ampliada, em nossas vidas, podendo ser aplicada de forma proveitosa em nossas organizações ou na vida pessoal de cada membro desta equipe. Como dizia Heráclito, 500 a.c., "Nada é permanente exceto a mudança".
Conceito de Mudanças e Desenvolvimento
Mudança é a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente. Mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação, como condição básica de sobrevivência. Adaptação, renovação e revitalização significam mudança.
O processo de mudança adotado pelo DO se baseia no modelo de Lewin, mais tarde desenvolvido por Schein e outros e que é aplicável a pessoas, grupos e a organizações. O modelo de mudanças envolve três etapas distintas: descongelamento, mudanças e recongelamento.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O foco do desenvolvimento está em mudar as pessoas e a natureza e qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança cultural da organização. Em princípio, o DO é uma mudança organizacional planejada.
French e Bell definem o DO como "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no intuito de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente através de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional – com ênfase especial nas equipes formais do trabalho, equipes temporárias e cultura inter grupal – com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa.
As etapas de Mudanças
- Descongelamento do padrão atual de