Romantismo no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL: POESIA
O romantismo pode ser considerado o período de revolução na vida literária no Brasil.
Em termos didáticos, o ano de 1836 é o marco da literatura no Brasil. Grandes escritores foram descobertos de forma nacional e internacional:
- É publicado os livros de poesias: “Saudades” e “Suspiros poéticos”, de Gonçalves de Magalhães.
- Gonçalves Dias recebe destaque também na publicação da revista “Niteroi”, em París, juntamente com Araújo Porto-Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva.
——————————————————-
AS CARACTERISTICAS DO ROMANTISMO NO BRASIL Nessa época, o Brasil era um país essêncialmente agrário. Dependente do trabalho escravo, o Brasil era pouco povoado e a vida cultural como nop Rio de Janeiro era inexitente. Enquanto na Europa o Romantismo era caracterizado nos tempos medievais, no Brasil desenvouveu-se o indianismo (prática onde relatava a cultura índigena). O índio é idealizado, surge como símbolo de nacionalismo romantico.
————————————————-~
GERAÇÕES DE ROMANTISTAS No Brasil, a poesia Romantica desenvolveu-se na década de1830 á 1870.
1ª GERAÇÃO = Introdução do Romantismo no Brasil, Têm como representantes com Gonçalves Dias (o mesmo da revista Nitreroi e dos poemas “suspiros poeticos” e “saudades”, lembra?)
2ª GERAÇÃO = (Ultra- romantismo): Mergulhou na vida interior. Álvares de azevedo, , Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
3ª GERAÇÃO = Preoculpou-se com temas sociais, como: Fagundes Varela, Castro Alves e Sonsândrade.
—————————————————–
VIDAS HISTÓRICAS E LITERÁRIAS
Gonçalves Dias (1823 – 1864) – é lembrado como poeta indianista e um dos principais introdutores do Romantismo no Brasil. Foi o único que deu uma dimensão poética na vida do índio: Exautou seu sentimento de honra e valentia, sentimentos amorosos e descreveu sobre a destruição provocada pelos colonizadores brancos.
Expressou com rarperícia o sentimento da solidao e do exílio e compôs poesias de