carater blase
Como simmel define o conceito de blasé para a percepção moderna ?
Para Simmel,o indivíduo urbano vivência situações na modernidade que fazem com que percam suas capacidades de reagir a certos estímulos.
Na metrópole a uma intensificação da vida nervosa, o que torna o sujeito mais individualista. As relações e oportunidades desse típico habitante, são complicadas e variadas, são interesses e relações diferenciados, somente a econômia monetária preencheu o dia desses seres humanos.
O conceito de blasé é inicialmente a consequência de estímulos nervosos que se alteram rapidamente e que condensam em suas antagonias, a partir dos quais nos parece prever também a intensificação da intelectualidade na cidade grande.
Na cidaade grande, tudo muda a todo tempo, de forma extrema fazendo com que tudo seja medido da mesma maneira, é toda essa correria e mudanças bruscas intensificam os nervos e faz com que o blasé não se choque , e veja tudo de forma indiferente, é como se fosse uma proteção, um escudo, o homem não teria a capacidade de dar conta de tudo que lhe causasse estresse na vida. Os nervos são excitados por muito tempo em suas reações mais fortes , até que por fim eles não possuam mais nenhuma reação, extraem sua última reserva de força não tendo tempo de reagir aos novos estímulos, que com uma energia que lhe seja adequada que é o caráter blasé. Explique como simmel articula a transformação monetária a vida moderna ?
Para Simmel com o surgimento da econômia monetária, o indivíduo tornasse impessoal, mudam suas personalidades, tornam-se mais inseguros e desconfiados.
Há descontrole do ritmo na cidade grande, vale quem tem mais, o que conta é o quantitativo. O dinheiro domina o homem fazendo com que os objetos percam seus significados, o estilo de vida das pessoas na cidade moderna é como uma força as pessoas vivem de