Carandiru Word
Homem não consegue explicar e solucionar a violência.
Para descobrir o que aconteceu no Carandiru teve-se que reconstituir passo a passo os fatos sem sentimento de torcida, amor ou ódio. A reportagem ouviu vários lados de uma mesma história. A distância nos ajuda a ver com mais clareza os fatos, sem implodir a história.
O complexo penitenciário do Carandiru, que fica na zona norte de São Paulo, surgiu em 31 de julho de 1920, a partir da inauguração do Instituto de Regeneração do Carandiru, mais tarde denominado Penitenciária do Estado. Sua construção foi baseada no Centre Pénitentiaire de Fresnes, próximo a Paris, e o projeto elaborado pelo arquiteto Samuel das Neves, posteriormente sofrendo alterações do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo. Com capacidade para 1200 presos, foi, durante muitos anos, visto como modelo nas Américas, e chegou a ser considerado um dos cartões-postais da cidade. A partir de 1927 começa a receber visitas de brasileiros e estrangeiros, aproximadamente 20 mil por ano. Atração turística para estudantes de direito e medicina. Entre 1920 e 1944 apenas 4% dos presos de lá reincidiram os crimes.
Possibilidade de ampliação para mais 526 celas. Destinado para sentenças já julgadas e presos com penas superiores a um ano. Vários estágios até a liberdade: início- isolamento dia e noite, depois-isolamento noturno e trabalho durante o dia, mas obedecendo à lei do silêncio, fim- trabalhar ao ar livre, caminhar e fumar.
Em 1956, por