Psicopatologia no cinema brasileiro: um estudo introdutório
Psicopatologia no cinema brasileiro: um estudo introdutório
Brazilian Movies and Psychopathology
JOÃO MAURÍCIO CASTALDELLI MAIA1 Resumo Os autores procuraram localizar cenas com psicopatologia nos filmes brasileiros de 1994 a SIMONE MANCINI CASTILHO2 2004 (período da retomada do cinema nacional). O objetivo foi desenvolver mais uma ferMARILENA CASTALDELLI MAIA3 ramenta para o ensino da psicopatologia. De uma amostra de conveniência com 45 filmes, 27 satisfizeram os critérios de seleção (60%). Predominaram cenas ilustrando transtornos FRANCISCO LOTUFO NETO4 de personalidade, uso e abuso de drogas, alucinações e questões ligadas à sexualidade. Há um excelente material para o ensino de psicopatologia. Palavras-Chave: Psicopatologia, cinema brasileiro, transtorno de personalidade, sexualidade.
Abstract
Brazilian movies from 1994 to 2004 were investigated in search of psychopathology scenes that might be useful for teaching purposes. Forty five movies from the period were seen, and 27 selected mainly with personality disorders, drug abuse and dependence, hallucination scenes. A recommendation of how to use them to teach psychopatology was made. Key-words: Psychopathology, Brazilian movies, personality disorders, sexuality.
Introdução Enrolar o mundo real em um carretel para depois desenrolá-lo em uma vida de sonhos e fantasias é o que conhecemos pelo nome de cinema. O cinema funde o mecânico e o elétrico de forma que uma sucessão de tomadas estáticas ganha vida e movimento diante de nossos olhos.
A natureza multissensorial do cinema o torna uma experiência rica e envolvente. Nenhuma outra forma de arte parece permitir uma ligação tão eficaz e poderosa sobre aquele que a contempla. A medicina foi, com freqüência, pioneira na utilização de novos meios ilustrativos para suprir suas necessidades e o filme cinematográfico é um bom exemplo. Logo após sua introdução, os filmes passaram a ser
Recebido: 03/05/2005 - Aceito: 25/07/2005
1 Aluno da