Caramuru Alimentos
A Caramuru, principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, dedica-se à industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo e lecitina, e na produção de biodiesel. Destaca-se pela logística de movimentação de produtos do “complexo soja”, com fortes investimentos no Porto de Santos, em ferrovias e na Hidrovia Tietê-Paraná, propiciando a utilização de transportes intermodais, resultando em custos operacionais diferenciados.
As empresas do Grupo, com instalações nos estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, atuam no mercado brasileiro por meio da marca premium “Sinhá” e da marca Vitae, com sua linha de produtos naturais à base de soja, atendendo consumidores de vários Estados, fabricantes de massas, biscoitos, snacks, corn flakes e outros, além de produzir matérias-primas para outros segmentos, como cervejarias e mineração, e também a indústria de ração.
A Caramuru, pertencente à família Borges de Souza, foi fundada em 1964, na cidade de Maringá-PR. Conduzido pelo espírito empreendedor de seu fundador, Múcio de Souza Rezende, o Grupo desde cedo foi em busca da consolidação na área de processamentos de grãos, abrindo filiais e aumentando sua importância no setor moageiro. Nesse ritmo, as mudanças mais fortes ocorreram no começo dos anos 70. À época, o Grupo acreditou no interior do Brasil como ponto de expansão das fronteiras agrícolas. Preocupado também com a ampliação de seus negócios inaugurou uma planta de processamento de milho em Itumbiara-GO e outra, voltada à extração de óleo bruto do gérmen de milho, em Apucarana-PR. s anos 80 e 90 foram determinantes para o Grupo firmar sua presença em Goiás, aproximando-se do setor rural, com 76 armazéns gerais distribuídos em Goiás, Mato Grosso e Paraná, com capacidade total de 2.379.000 toneladas. E, em 1986, a Caramuru instala uma unidade de óleos vegetais, em Itumbiara, com capacidade para processar 1.000