Trabalho do Livro Manifesto do Partido Comunista
Os autores resumiram na luta de classes, a estória de exploração. O homem explorado e o explorador, hoje seriam proletariado e burguesia respectivamente. Os autores colocam o governo, nos dias atuais, como um mero comitê para gerir os negócios da burguesia. Mostrando o favorecimento claro da burguesia sobre o proletariado na idade moderna.
2) Qual o papel da Burguesia como classe social?
A burguesia é a classe exploradora nos dias de hoje. A algum tempo atrás ela teve seu mérito. Como uma classe pioneira, que revolucionou a divisão de classes da idade média. Mas sempre através da exploração, nunca pela suas próprias mãos, mas pelas mãos da classe dominada.
3) Qual a situação da classe operária no capitalismo?
O papel de “força bruta”, mão de obra para a burguesia. Ainda na época na qual o livro foi escrito, a jornada de trabalho chegava a se estender 14, 16 horas de trabalho, sem pausas. Então a ideia da “legalização” de algumas drogas, para “anestesiar” a população, energizando-a para potencializar a produção. Estimulantes ganham muita força no início do capitalismo.
4) Definir as seguintes classes sociais: A) Classe média ; B) Lupem-proletariado
A classe média é definida por ele como o profissional liberal. Ele não se apoia em renda para definir a classe, sendo apenas um dos fatores que ajudam a classificar.
Lupem-proletariado são os “marginais” da sociedade, um sujeito respeitado em determinado local, uma espécie de poder paralelo. Saindo daquela comunidade, torna-se apenas “mais um” cidadão.
5) Analisar a seguinte frase: O estado nada mais é do que um escritório para administrar os negócios da burguesia.
Mostra o favorecimento do estado para com a burguesia, gerindo os negócios dela e gerando um controle social dos proletariados; através de uma lei; de um consenso social. Mas na verdade seria apenas a vontade da burguesia sendo projetada.
6) Explique as fases da revolução industrial.
A primeira fase passa