Historia Contemporanea I Portfolio Semana 6
O “Manifesto Comunista” (Das Kommunistische Manifest), publicado em 1848, originalmente denominado “Manifesto do Partido Comunista”, considerado um trabalho política de grande importância e de influência mundial. Escritos pelos teóricos fundadores do socialismo Karl Marx e Friedrich Engels, organizando uma classe de trabalhadores, não apenas a existência dessa classe, porém, da importância de organizá-la.
Damos início no Manifesto com a seguinte frase: “ Um espectro ronda a Europa – o espectro de comunismo” (MARX; ENGELS, p.5). Defendiam a queda da burguesia, a soberania do proletariado, Esse manifesto é uma análise da luta de classes e um pedido de “união” entre os operários do mundo. A pedido da Liga dos Comunistas, Marx e Engels, elaboraram um texto onde traziam os objetivos e a maneira de compreender o mundo de tal associação. Escrito no meio do grande processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848, uma revolução que durou cerca de um ano, atingindo países europeus, uma época clara de desigualdade social, predominando o capitalismo e a burguesia, onde o trabalhador não lucrava, e quem lucrava era quem não trabalhava.
Marx e Engels retiram as seguintes conclusões (p.5):
1º - O comunismo já é reconhecido como força por todas as potencias da Europa.
2º - É tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo.
O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de