Características dos processos
Gerenciamento com o livro aberto
(Open-book Management)
O open-book management ou OBM ou gestão como livro aberto, é uma opção de gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, pelos responsáveis.
É a técnica gerencial onde todos sabem tudo que está acontecendo dentro da empresa. Foi criado nos EUA de com a intenção de que as informações da empresa são divulgadas de modo amplo entre todos os que participam, porque quando todos sabem a verdade sobre as coisas, mais fácil é atingir os objetivos estratégicos. Para implementação do OBM, é preciso que uma serie de fatores sejam atendidos:
* Que a empresa esteja ajustada; * Que o time seja competente; * Que o clima organizacional seja favorável (um ambiente de cooperação); * Que haja confiança; * Que haja percepção quem depende do outro para obtenção dos resultados que a empresa precisa; * Transparência total.
Segundo case são sete os erros mais comuns na implantação do OBM: 1) Programar OBM por modismo 2) Deixar de pesquisar pontos fortes e fracos da empresa, alem de suas principais ameaças e oportunidades 3) Não identificar fatores críticos de sucesso para a organização 4) Deixar em segundo plano, ou ate mesmo esquecer, qual ou quais são os objetivos do negocio. 5) Tomar por certas informações incompletas ou erradas. 6) Ser confuso na definição dos objetivos a serem atingidos pelos participantes da organização. 7) Quebrar os paradigmas.
Para evitar o erro deve ter foco, usar ferramentas corretamente planejando e implementando o projeto.
Para que o conceito de OBM seja implantado é necessária total transparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio. Mas, nem todas as empresas estarão dispostas a utilizar essa ferramenta, a decisão deverá vir da alta gerência.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é