Curva Característica do Processo GMAW
CURVA CARACTERÍSTICA DO PROCESSO GMAW
São Paulo
2º Semestre/2013
ÍNDICE
Revisão Bibliográfica
1.Objetivo
Este experimento tem por objetivo verificar o comportamento da fonte de soldagem utilizada no processo GMAW; sabendo-se que as fontes utilizadas neste processo são do tipo “tensão constante”, iremos – através dos dados coletados no experimento – determinar se a curva característica encontrada corrobora esta informação.
2.Definição de Fonte de Tensão Constante
Fontes de tensão são aquelas cujas características externas (Va) proporcionam uma tensão de saída relativamente constante, possibilitando um ajuste da tensão do arco; pois um arco mantido por este tipo de fonte, com a utilização de um eletrodo consumível alimentado com uma velocidade constante, possui uma regulagem automática. Isto significa que quando ocorrem variações no comprimento do arco, ou flutuações de tensão na fonte de energia, o arco tende a voltar ao seu comprimento original. Como a variação do comprimento do arco é basicamente determinada pela diferença entre as velocidades de fusão e alimentação do arame, se ocorrer uma variação do comprimento do arco – o que irá alterar a sua tensão – imediatamente ocorre uma variação no valor da corrente (para mais ou para menos), o que acarretará uma alteração na taxa de fusão, fazendo o arco voltar ao seu comprimento inicial.
3.Processo GMAW e a Fonte de Tensão Constante
As fontes de tensão constante, foram originalmente desenvolvidas para o processo de arco submerso – SAW – porém, suas características foram observadas e logo foram adaptadas para o processo GMAW. A interação entre a curva da fonte de alimentação e a velocidade de alimentação do arame dificultava as definições de parâmetros adequados de soldagem. Com o fornecimento de uma tensão constante, as variáveis das condições foram simplificadas, pois a fonte de