CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO CLIENTE / SERVIDOR:
• Existem processos distintos: o processo cliente é diferente do processo servidor.
• Os processos servidores tornam a estação Servidora dedicada ao seu trabalho.
• Processos clientes são sempre clientes.
• Processos servidores podem se tornar processos clientes de outros Servidores.
O modelo que utiliza processos Cliente/Servidor depende do cliente para inicializar a comunicação. Caso o Servidor comece a comunicação, o processo instalado fica sendo o Peer-to-Peer. A característica básica da arquitetura Cliente/Servidor é a que processos Clientes enviam pedidos a um processo Servidor, que retorna o resultado para o Cliente. O processo Cliente fica então liberado da ação do processamento da transação podendo realizar outros trabalhos.
EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE PROCESSADORES E MEMÓRIAS
PROCESSADORES RISC X CISC
Um processador CISC (Complex Instruction Set Computer, ou "computador com um conjunto complexo de instruções"), é capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes, sendo extremamente versátil.
Dois exemplos dos primeiros processadores CISC são, 386 e o 486.
No começo da década de 80, a tendência era construir chips com conjuntos de instruções cada vez mais complexos. Alguns fabricantes porém, resolveram seguir o caminho oposto, criando o padrão RISC (Reduced Instruction Set Computer, ou "computador com um conjunto reduzido de instruções"). Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que, por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar a freqüências mais altas. Um exemplo são os processadores Alpha, que em 1997 já operavam a 600 MHz.
Pode parecer estranho que um chip que é capaz de executar