Características do Servidor Samba
Um servidor altamente flexível para o compartilhamento de arquivos e serviços em rede. A flexibilidade da rede NetBEUI (um protocolo que foi desenvolvido nos anos 80 para a integração de vários computadores numa rede) possibilita a quebra de um grande problema em corporações que necessitam de maquinas com diferentes sistemas operacionais, como por exemplo Windows e Ubuntu, ou de maquinas Linux com outro SO que tenha um cliente NetBEUI. Com o Samba, é possível construir domínios completos, fazer controle de acesso a nível de usuário, compartilhamento, montar um servidor WINS, servidor de domínio, impressão, etc. Na maioria dos casos o controle de acesso e exibição de diretórios no samba é mais minucioso e personalizável que no próprio Windows.
O Samba é um servidor fundamental para a evolução de pequenos grupos corporativos de trabalho à grandes domínios. Atualmente nenhum servidor NetBEUI proporciona versatilidade de acesso a clientes como o SAMBA, para compartilhamento de arquivos/impressão em rede. Os protocolos de segurança acrescentados ao SAMBA garantem um nível de controle mais eficaz que a própria implementação usada no Windows NT, incluindo os serviços de diretórios, mapeamento entre usuários Windows com Linux, total compatibilidade.
As configurações do Samba podem ser alteradas pelo administrador do servidor, configurações físicas que afetam o desempenho da rede. Seu código vem constantemente sendo modificado para um melhor desempenho, obtendo excelentes resultados com máquinas mais obsoletas.
Na rede NetBEUI todos os dispositivos na rede é identificado por um nome único, permite que outras máquinas acessem funções disponíveis ou que sejam enviadas mensagens para a máquina. Cada nome contem 16 caracteres, 15 tem como função de identificar a máquina e o último o tipo de serviço que ela disponibiliza. O tipo de serviço é associado com o nome da máquina e registrado em servidores de nomes confirme a configuração da máquina.