Samba
O Samba é um software servidor para Linux e outras extensões UNIX, que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com Windows. Assim é possível utilizar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros.
Com o servidor Samba é possível o compartilhamento de arquivos, impressoras, controlarem acesso de determinados recursos de rede, de igual ou maior eficiência do que em servidores da Microsoft, operando em ambiente Linux.
Uma vez que o Samba é compatível com praticamente todas as versões do Windows, e claro com Linux, todo o trabalho no samba é provido de grande segurança, uma vez que há um grande rigor nos controles dos recursos oferecidos, em muitos casos, pessoas e empresas utilizam o Samba para solucionar os conflitos existentes entre diferentes versões do Windows. O Samba permite que sua configuração seja feita através de computadores remotos.
Introdução
O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003). Este artigo faz uma abordagem introdutória ao Samba, mostrando suas principais características e um pouco de sua história.
Breve história do Samba
O Samba é uma criação de Andrew Tridgell. De acordo com informações dadas no site oficial do software, Tridgell precisava montar um espaço em disco em seu PC para um servidor Unix. Esse PC rodava o sistema operacional DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos NFS (Network File System) para o acesso. Porém, um aplicativo precisava de suporte ao protocolo NetBIOS (não suportado pelo NFS). A solução encontrada por Tridgell não foi tão simples: ele escreveu um sniffer