Características do Neoliberalismo
Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
Deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Corrente de pensamento político que defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tem mais importância do que o Estado, sob a argumentação de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o poder dos indivíduos e mais rapidamente a sociedade pode se desenvolver e progredir, para o bem dos cidadãos
Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
O neoliberalismo defendia a completa liberdade de mercado e total afastamento do Estado na produção e na intermediação das relações entre patrão e empregado.
Política de privatização de empresas estatais;
No contexto dos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, o termo neoliberal foi associado à política das privatizações pelos críticos de posição de esquerda, que qualificavam tais medidas como “entreguismo”, ou seja, a “entrega” das riquezas da nação a potências estrangeiras, enquanto os mais alinhados ao pensamento liberal clássico não viam nessas medidas nada de propriamente liberal, mas apenas uma forma menos ostensiva de controle estatal sobre a economia. O programa de privatização e de desmonte do Estado faz parte da agenda Collor, como precondição para o combate da inflação.
Privatização é um termo que designa a transferência de uma empresa ou setor da economia do Estado para a iniciativa privada, através do processo de venda dessas empresas ou setores.
A privatização é aquele processo de venda de empresas estatais à iniciativa privada. Este processo foi realizado por um projeto político intitulado neoliberalismo. Segundo este projeto, a privatização era necessária para manter as contas públicas equilibradas e saldar a dívida interna. No Brasil, o neoliberalismo durou entre o governo Collor e o governo FHC.
Aqui no