Características da Ciência
BRUNO MENDES DE SOUZA
CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA
CAMPO MOURÃO
2014
O Texto “Ciência como vocação” de Max Weber traz como um jovem deve ingressar e se portar no meio acadêmico cientifico, mais especificamente, os estudantes alemães em comparação aos estadunidenses, como deve ser a sua vocação. Devido ser baseado nas falas de Weber, o texto tem uma abordagem direta com o leitor como de entregar-se e responder as exigências do dia a dia. Apresenta também maneiras de ser fazer ciência como vocação, pois a ciência conseguiu chegar em um estagio que não se tinha anteriormente. Não esta claramente explicito quais são as características da ciência, mas com alguma interpretação, podemos observar certos pontos que Weber nos indica.
Weber começa com uma comparação entre arte e ciência, e seus respectivos especialistas. Tanto na arte, como na ciência necessita-se do especialista uma certa inspiração para poder trabalhar em algo, de uma fonte para ideias, então somente ter especialidade não basta para ter uma vida cientifica, pois na ciência deve se utilizar das emoções também, para poder indagar seus feitos e realizá-los com eficiência, pois dependemos do imprevisível algumas vezes, isso pode levar ao nosso destino, mas em consequência não se pode esperar coisas boas sempre . Mas há algo sobre a inspiração, que não há métodos de como se inspirar ou caminhos que nos leve até ela, se sem ela, não há criação, sem criação não há progresso, assim para que seja feito o trabalho racional, é necessário o irracional. Mas do que mais se faz o especialista, muito simples, para que ele tenha a sua personalidade, deve somente fazer o que é ciência, assim como o artista que tudo em sua volta gira em torno de arte, isto é o talento, para qualquer gênero de especialista.
Ao contrario da arte propriamente dita, o trabalho cientifico está relacionada ao curso do progresso, além de que estará