Características do Conhecimento Científico e as Especificidades em Ciências Sociais
Especificidades em Ciências Sociais
O Conhecimento Científico é constituído por investigação metódica e sistemática, tem como objeto de estudo da ciência o universo material, físico, naturalmente perceptível pelos órgãos dos sentidos ou mediante ajuda de instrumentos de investigação. O propósito do Conhecimento Científico é conhecer a essência das coisas e dos fenômenos físicos e sociais. Não se prende às aparências dos fatos e revela a realidade apoiado pela razão.
O conhecimento Científico está sempre em busca da verdade que não é definitiva a para isso problematiza a realidade propondo perguntas que encaminharão ao encontro de respostas possíveis, como: O que conhecer? Por que conhecer? Para que conhecer? Como conhecer? Com que conhecer? Em que local conhecer? Estas perguntas propõem uma direção metodológica do pesquisador, considerando que o conhecimento científico surgiu a partir das preocupações humanas cotidianas, buscando a solução de paradigmas, que o mesmo considerado como um conhecimento superior, que exige a utilização de métodos, processos, técnicas para sua análise.
A pesquisa é uma atividade acadêmica necessária para a construção do conhecimento científico. É através dela que o estudante supera o conhecimento de senso comum e passa a conhecer a essência do problema em estudo. O Conhecimento Científico tem como base do conhecimento o Empirismo – Doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente de experiências.
Para realizar uma pesquisa científica o pesquisador deve utilizar-se de um método para desenvolver um trabalho acadêmico científico. O método é um conjunto de regras (um roteiro) a ser seguido por quem deseja obter um conhecimento seguro. O método pode ser estudado nas seguintes formas: INDUTIVO, onde parte do particular para o geral, este se apresenta em três etapas: a observação dos fenômenos, a descoberta da relação entre eles e a generalização da relação. Método DEDUTIVO,