RESENHA: HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO CURRICULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS
CURRICULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Jeferson Luis Aquino Daniel
Acadêmico do 4º Período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos – Maio/2014
Entender e compreender as relações que existem do homem para com sua própria espécie, com outros animais e com a natureza é de extrema importância para assegurar padrões culturais, políticos e econômicos e situar sua posição como cidadão para a sociedade.
Para que isso ocorra de forma mais clara e objetiva existem algumas disciplinas escolares que desenvolvem tais conhecimentos, e neste caso, a disciplina de Ciências instrumentaliza o ser social a compreender melhor os fenômenos físicos, químicos, geológicos e biológicos que o cerca.
É justamente esse o assunto abordado no artigo de revisão História e
Características da Disciplina de Ciências no Currículo das Escolas Brasileiras, desenvolvido por Magalhães-Junior, et al (2011), o qual investigou na Historia da educação Brasileira o surgimento das primeiras inclusões de conteúdos e disciplinas cientificas, como também o surgimento da disciplina de Ciências no ensino fundamental, assim como analisou as tendências do currículo de Ciências para o ensino fundamental no pais.
Os autores utilizaram de pesquisa documental para a contextualização do fenômeno a fim de explicar as vinculações mais profundas e completar informações coletadas em outras fontes. Para análise do contexto atual realizaram pesquisa em documentos oficiais nacionais e do estado do Paraná, além da investigação na literatura especializada.
Os autores dividiram sua abordagem do tema em três partes distintas: 1) Do inicio da educação brasileira ao ensino de Ciências; 2) O ensino de Ciências nas leis de diretrizes e bases da educação nacional; e, 3) Importância e objetivos da disciplina de
Ciências.
Para a primeira abordagem, tema 1, os autores relatam